Search

Quem Somos

Em 2007 surge o Instituto Pró-Diversidade como uma instituição sem fins lucrativos na construção de um mundo livre e justo. Hoje com 16 anos de existência, somos uma organização da sociedade civil (OSC) que atua com a diversidade humana e pluralidade.

Defendemos:

  • Respeito a diversidade cultural, racial, social e sexual, uma sociedade plural;
  • Combate ao sexismo, machismo, LGBTQIAP+fobia e capacitismo;
  • Combate ao racismo, sobretudo o racismo institucional e a xenofobia.

 

Formos contemplados em 2021 pelo prêmio José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos (MOPAIDS) e em 2022 pelo Selo Paulista da Diversidade (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo).

Realizamos ações, capacitações, treinamentos, palestras e consultorias com vários eixos de atuação através dos projetos:

Abraço Editorial:
É a nossa editora social, pela qual realizamos nossas publicações, oficinas de produção literária e de artes visuais e orientamos novos autores como elaborar e publicar livros e como produzir artigos e textos para a Internet (Criador de Conteúdo).


Humanização Corporativa:
Levamos projetos, palestras e capacitações para dentro de empresas e associações parceiras abordando a diversidade e pluralidade no ambiente corporativo. Também auxiliando as pessoas que queiram adentrar no mercado de trabalho com oficinas sobre como montar um bom currículo e se comportar em entrevistas e dinâmicas de grupo.


Bate-Papo com a Diversidade:
Através de ações sociais, rodas de conversa e outras atividades dirigidas abordamos a diversidade Cultural, Racial, Social e Sexual. Comunicação não violenta e cultura de Paz entendo os dispositivos de Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão.


Fazendo o Bem:
Não somos uma instituição assistencialista, mas praticamos a assistência social sobretudo em situações de urgência ou emergência, assim também estruturamos campanhas e orientamos como montar ações colaborativas, como montar projetos sociais sustentáveis no terceiro setor (ONG) e voluntáriado na prática.


Amar não tem Limites:
Nosso eixo de atuação de bem-estar e promoção da saúde integral (física e mental), também abordamos nosso programa de IST/HIV/AIDS, Humanização e Acolhimento (Programa Vida Athiva Temporada 01 – Temporada 02).


Papagaio Paulistano:
Abordamos as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), repensando a Sustentabilidade e floresta urbana, educação ambiental ao alcance de todos: Pensando global e agindo local.


Esporte para Todos:
O Esporte deve ser para todas, todos e todes! Incentivamos a prática de maneira recreativa, lúdica e para manter a saúde, não por questões estéticas entendendo que além de jogos competitivos, podem haver jogos colaborativos.