Boletim Pró-Diversidade

Comportamento

Desenvolvendo a auto estima em crianças

 

Maria Isabel Lopes Calipo
Psicologa Clínica

Primeiramente vamos entender o significado da auto estima.

A auto estima é um conjunto de crenças e sentimentos que temos sob nós mesmos, é a auto percepção. A forma como nos definimos influencia as nossas motivações, atitudes e comportamentos, afetando ainda nosso equilíbrio emocional.

Sendo assim é um conceito individual constituída ao longo da vida.

Os pais e a sociedade tem um papel fundamental na regulação e promoção da auto estima da criança. Uma boa auto estima é essencial para o desenvolvimento de crianças a qual, será refletida como um ótimo alicerce na adolescência e posteriormente na idade adulta.

É necessário estabelecer limites no comportamento da criança para contribuir na construção de uma boa auto estima permitindo à crianças ter decisões independentes mas sadias, respeitar a si mesma e aos outros.

Toda criança procura afeto, aprovação e reconhecimento junto aos seus educadores e pessoas significativas. Quando algum desses elementos é barrado a criança sofre, aparece sentimento de culpa, se mostra desadequada afetando negativamente a auto estima. É importante que a criança se sinta amada, apoiada para edificar sua autoestima.

As crianças com a auto estima elevada percepcionam-se capazes de enfrentar os seus desafios, se propõem a realizações das tarefas propostas e, resistem melhor às frustrações.

 

Deixe um comentário